Blog

» Mais Postagens

21/07/2020

Aprenda a calcular a quantidade de tinta que você vai precisar na sua reforma

 

 

Saber calcular a quantidade de tinta necessária para finalizar uma reforma é essencial para evitar desperdício do material e de dinheiro. O cálculo previne ainda se o mestre de obras ou até mesmo você não tenha que encomendar outro galão, porque acabou faltando.

A conta passa por algumas variáveis, de acordo com a tinta utilizada e com o cômodo ou espaço em si. Por exemplo, talvez seja necessária mais de uma demão ou nem todas as paredes do ambiente serão pintadas. 

Não se pode esquecer de colocar na lista as portas, armários e teto. Então, o primeiro passo para começar a calcular o volume de tinta é ter em mente todas as especificações.


COMO CALCULAR GASTO DE TINTA POR METRO QUADRADO?

A partir do momento que todas as variáveis já foram consideradas, é preciso, antes de qualquer outra ação, conferir as instruções no rótulo das tintas. Alguns fabricantes do material disponibilizam para os clientes a quantidade equivalente de latas, conforme a metragem local.

Para descobrir quantos metros quadrados tem o espaço, basta multiplicar o comprimento da parede e a sua altura. Em seguida, some as áreas de todas as paredes ou superfícies que receberão o acabamento. 

Caso haja armários ou algum objeto que esteja incluso na medida, basta calcular a área desse artefato e subtrair da área da parede. 

A fórmula básica disponibilizada nas latas deve ser adequada à textura da parede e às porosidades da superfície. Além, claro, da técnica que será adotada na reforma. O número de demãos, como havíamos falado, influencia diretamente na quantidade de tinta. 

Uma única demão, por exemplo, é recomendada apenas em casos de repinturas ou quando o indivíduo planeja manter a cor original do local. Já a segunda passada, é frequentemente utilizada por pintores experientes, já que apenas uma não é promessa de bom resultado. 

Ainda há superfícies que exigem três demãos, como as que serão pintadas com cores mais escuras ou quando deseja-se pintar com tom mais claro, sobre outro mais forte. 

Para facilitar, não estejamos considerando paredes decoradas, nem ambientes com muitas variações e irregularidades. Essas situações, geralmente, implicam em mais litros de tinta.


DICAS VALIOSAS PARA NÃO DESPERDIÇAR TINTA

O cálculo para saber a quantidade exata de material para finalizar o acabamento da reforma é essencial. Mas fora isso, existem outros fatores que também ajudam a concluir um bom trabalho e não ter estresse no meio do caminho.

1. Qualidade da tinta utilizada: preço mais acessíveis chamam atenção, mas se o material não for bom, exigirá mais demãos e, consequente, mais galão e trabalho. Dessa forma, o barato sai caro sim;
2. Superfície: a tinta utilizada tem relação direta com o resultado final. No entanto, preparar a superfície, como tirar mofo e lixar, são excelentes aliados de um bom pintor;
3. Tenha uma folga: evitar desperdício não significa utilizar cada gota de tinta. Muito pelo contrário! Nos seus cálculos, procure sempre deixar uma sobra de material para eventuais problemas e até mesmo retoque. Pode acontecer, inclusive, algum acidente durante a reforma. Ter uma quantidade pequena extra alivia a tensão de ter que ir novamente atrás da tinta.

Nossas tintas látex acrílicas tem altíssimo desempenho e são produzidas sob padrões rigorosos de qualidade. Confira nosso catálogo, portfolio e fale com nossos especialistas sobre sua necessidade, com certeza podemos ajudar!