Blog

» Mais Postagens

20/09/2021

A influência das cores do ambiente no seu bem-estar

 

 

As cores que escolhemos para pintar as paredes de um ambiente têm funções muito além da estética. Elas também podem ter grande influência sobre nossas emoções, percepções e sensações. Além de contribuírem para o conforto térmico , quando aplicados em áreas externas .

Por isso, é bom conhecer um pouco sobre a influência das cores do ambiente no seu bem-estar quando estiver escolhendo a paleta da sua decoração. 

E se você está planejando uma nova decoração, conheça os produtos Revprol: uma variedade de tintas e texturas acrílicas para sua obra, com tecnologia avançada que garante qualidade em paredes internas e externas.


A PSICOLOGIA DAS CORES

A psicóloga e socióloga Eva Heller é autora de uma das obras mais famosas a respeito da influência das cores sobre nosso bem-estar: “A Psicologia das Cores”. Até hoje, essa obra é utilizada como base para decoradores, arquitetos e terapeutas na escolha deprodutos Revprol de casas, consultórios, escritórios e até clínicas médicas. 

No livro, a escritora conta que nossas emoções estão intimamente ligadas às cores, que podem despertar diferentes humores e sensações. Além disso, o uso de um determinado tom em um ambiente pode aquecê-lo ou esfriá-lo, levar ao relaxamento ou ao entusiasmo, encorajar a concentração ou a diversão. Que tal entender como cada cor pode influenciar seu bem-estar?


VERMELHO

Chamada de “a cor da paixão”, o vermelho é um tom quente, associado a sensações de poder e confiança. No ambiente, pode despertar o ânimo, elevar a autoestima e a força de vontade, inibindo medos e preocupações. Mas, quando usada em excesso, pode causar ansiedade e nervosismo.

Vermelhos mais escuros inspiram seriedade, portanto são ótimas cores para escritórios. Já os vermelhos mais claros e quentes trazem sensação de afeto, então são boas escolhas para destacar alguns detalhes de quartos e salas.


AMARELO

Outra cor quente, o amarelo traz sensações de calor, confiança e otimismo. Em excesso, pode trazer desconforto visual.

É uma cor que estimula o apetite, então deve ser usado com moderação em cozinhas e salas de jantar. Por outro lado, ela ajuda em processos criativos e intelectuais, então é perfeita para ambientes artísticos e escritórios.


VERDE

O verde é a cor ideal para ambientes de repouso, como quartos e salas. Ele simboliza bem-estar, quietude, calmaria e segurança. Não à toa é a cor escolhida para as paredes de muitos hospitais e centro cirúrgicos, já que deixam os pacientes e acompanhantes mais tranquilos. 

AZUL

Uma cor fria e que frequentemente é associada à calma e tranquilidade, chegando a ser sedativa, o que significa que auxilia em estados profundos de relaxamento e sono. Em tons mais claros é ideal para quartos e ambientes de meditação. Já os tons mais escuros transmitem uma sensação de profundidade, o que pode causar certo desconforto se usado em excesso. 


ROXO

Uma cor que transmite relaxamento e equilíbrio. Constantemente associada à espiritualidade, é uma boa cor para locais de meditação, leitura e descanso.


BRANCO

É, sem dúvida, a cor mais utilizada em residências, por ser neutra e fácil de combinar. Transmite simplicidade, pureza, limpeza, organização e ilumina o local. Pode ser utilizada em qualquer ambiente, sem medo.


PRETO

Traz a sensação de sofisticação, prudência e seriedade e, assim como o branco, combina com qualquer outra cor. Porém, deve-se ter cuidado ao utilizá-la, pois em excesso pode causar nervosismo e claustrofobia. O ideal é que ambientes com predominância dessa cor sejam bem iluminados e arejados.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para saber mais sobre decoração em nosso blog