Blog

» Mais Postagens

19/04/2021

Situações climáticas que devem ser evitadas para um melhor desempenho na aplicação de texturas

 

 

Além de linda, a textura nas paredes é uma técnica que apresenta um baixo custo e uma grande facilidade na sua execução. Por meio dela, podemos renovar um ambiente e conferir beleza e sofisticação, sem a necessidade de dispor de altas quantias e nem de realizar grandes reformas. É possível escolher dentre diversas opções de cores e garantir que os cômodos tenham muita personalidade.

Ela é composta de uma base acrílica e possui uma consistência que facilita a aplicação, sendo muito difícil errar com essa escolha. A textura tem uma boa cobertura, um ótimo rendimento e além de tudo, seca muito rápido. No entanto, é preciso ter atenção às condições climáticas no dia da aplicação para que você tenha o resultado esperado. 

Para entender um pouco mais sobre o assunto, confira este artigo que preparamos!

QUAL A MELHOR CONDIÇÃO CLIMÁTICA PARA APLICAR TEXTURAS?

Assim como em qualquer aplicação de massa ou pintura em uma parede, é preciso ter atenção às condições do tempo antes de realizar essa mudança. Uma escolha errada pode fazer com que você perca tempo, mão de obra e todo o seu material. 

Um dos maiores problemas (se não o maior) para a aplicação de textura em paredes está na umidade. Mesmo que a textura seja aplicada em ambientes internos, essa grande vilã pode interferir muito no resultado final. Dessa forma, não tenha pressa em finalizar o trabalho, pois isso pode se tornar um grande prejuízo no final das contas.

POR QUE A UMIDADE PREJUDICA A APLICAÇÃO DA TEXTURA?

É muito simples entender as razões para a umidade do ar afetar tanto a aplicação de texturas nas paredes: 

• Em ambientes externos: a alta concentração de água fará com que a massa amoleça e perca as propriedades, dificultando a sua secagem e fazendo com que o resultado seja diferente do esperado;
• Em ambientes internos: mesmo que a parede não tenha contato direto com o líquido, o aumento da umidade do ar (que ocorre em dias chuvosos), acaba expondo a textura a muito vapor de água, tornando a secagem mais lenta e interferindo no resultado final.

Sendo assim, confira as seguintes dicas para realizar a aplicação da textura com sucesso:

• Programe antecipadamente a aplicação, preferindo dias mais ensolarados. Para isso, você pode acompanhar sites especializados de previsão do tempo;
• Se por acaso a chuva te pegar desprevenido, cubra com lona as superfícies que estão sendo texturizadas;
• Para garantir uma secagem ainda mais rápida, comece a aplicação no período da manhã;
• Não deixe de seguir as recomendações do fabricante do produto, marcas diferentes podem possuir características diferentes.


MAS QUAL É A UMIDADE IDEAL?

Como dissemos, é possível acompanhar a previsão do tempo por meio de sites especializados, e isso inclui a umidade relativa do ar. Ao escolher a data para a sua aplicação, procure verificar se, mesmo sem previsão de chuva, essa porcentagem está alta. A umidade ideal seria entre 40% e 50%, e a temperatura entre 10° e 40°C (lembrando que dias muito frios também podem ser muito úmidos).

Dessa forma, dê preferência para os dias mais “secos” e ensolarados, assim você poderá obter um resultado incrível para a sua textura.

Gostou dessas dicas?

Então compartilhe com seus amigos!