Blog

» Mais Postagens

16/07/2021

Veja como preparar a parede para receber a pintura

 

 

Pintar as paredes é uma das formas mais rápidas e práticas de mudar a cara de um ambiente. Entretanto, não é tão simples quanto parece. Na verdade, a aplicação da tinta é a última etapa do processo. Para garantir um resultado de qualidade e que seja duradouro é preciso preparar parede para pintura. 

Esse processo tem como objetivo criar uma superfície que seja lisa e livre de imperfeições. Deixando a parede nas condições ideais para aplicação e fixação da tinta. Nesse texto mostraremos o passo a passo de preparar parede para pintura.

Antes de começar, certifique-se de proteger móveis e objetos que não podem ser retirados do espaço. Lembre-se, também, de proteger o piso e os rodapés. A proteção pode ser feita com uma cobertura plástica (lona, por exemplo) presa com fita crepe. Também é importante limpar a parede para retirar a poeira acumulada. 


1.º PASSO: CORRIGIR AS IMPERFEIÇÕES

Antes de aplicar a tinta, precisamos ter certeza de que a superfície da parede está pronta para pintura. Ou seja, ela precisa de uma superfície lisa e limpa. Por isso, para preparar parede para pintura é preciso consertar os defeitos da parede. 

Naquelas paredes com reboco solto, descascadas ou bolhas, é preciso passar uma espátula ou escova de aço para retirar a tinta velha e as partes soltas. Neste caso é necessário aplicar o fundo preparador de parede Revprol.

Paredes com manchas de óleo ou de gordura devem ser lavadas com água e detergente neutro. Já nas paredes com mofo, deve ser aplicada uma mistura de água e água sanitária ou cloro. A mistura precisa agir por 1h e depois ser enxaguada. 


2.º PASSO: APLICAÇÃO DE MASSA NIVELADORA 

Para cobrir as imperfeições e criar uma superfície lisa para a tinta, as paredes precisam receber uma ou duas demãos de massa corrida (nas áreas que não serão molhadas) ou de massa acrílica (nas áreas que terão contato com água). 

A aplicação deve ser feita com uma desempenadeira, de baixo para cima, sempre criando uma camada fina e constante. Depois de seca, a massa corrida precisa ser lixada. 


3.º PASSO: APLICAÇÃO DO SELADOR ACRÍLICO

Com as imperfeições da parede corrigidas e a massa corrida lixada, o próximo passo é a aplicação de um selador acrílico de paredes. Esse produto é responsável por fechar os poros da parede, e agregar as partículas soltas. Dessa forma, além de evitar o desperdício de material, o selador economiza tinta e diminui os custos da pintura.

Nessa etapa é importante respeitar o tempo de secagem determinado por cada fabricante. Após esse período, a parede estará pronta para receber a primeira demão de tinta. Para conseguir os efeitos desejados, dilua a tinta de acordo com as especificações do fabricante e respeite o tempo de secagem entre uma demão e outra.

Além da pintura, a aplicação de um revestimento acrílico texturizado pode trazer vida nova para um ambiente ou fachada, conheça os nossos produtos clicando aqui!